Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arena Ulstein é um projeto para esportes e demais atividades, um local de encontro para a cidade de Ulsteinvik onde a qualidade da paisagem circundante é integrada com a vida urbana. A arena multiuso inclui um grande salão de esportes, uma parede de escalada, várias piscinas assim como uma biblioteca.
Ulsteinvik é uma cidade em desenvolvimento, com um planejamento visionário que combina as atrações da cidade em uma sequência de lugares e percursos. Dividindo a Arena em dois volumes principais que dialogam com paisagem circundante, uma série de novos espaços urbanos foi estabelecida. Tais lugares estão diretamente conectados com a malha urbana pedonal existente. Os dois volumes também ajudam a adaptar o edifício à pequena e densa estrutura urbana de Ulsteinvik. As várias funções da arena são claramente identificáveis e criam um diálogo com a cidade por meio da sua forma e transparência.
O projeto foi baseado na ideia de fortalecer a identidade local, onde as formas inclinadas do edifício remetem às montanhas no pano de fundo. Elas também referenciam a indústria naval da cidade. As fachadas consistem em concreto aparente, parcialmente revestido com chapas de zinco escuras, enquanto o interior possui uma materialidade mais quente com uso de madeira e cores vibrantes.
A população local abraçou o projeto e tornou a Arena Ulstein um local de encontro para jovens e idosos. O projeto inspirou o governo local a promover o desenvolvimento da cidade e também forneceu orientação para o futuro planejamento urbano.
O Município de Ulstein é o cliente da Arena Ulstein , e o projeto foi feito pela Lund + Slaatto Architects com a Peab como contratante principal. Bjørbekk & Lindheim são os arquitetos paisagistas, Nils Tveit Architects contribuiu para o projeto das instalações hidrossanitárias e o arquiteto holandês Aat Vos participou das fases preliminares da biblioteca.